Associação Cultural e Recreativa de Avidos

 

 

 

Regulamento das 3 Horas Resistência BTT– A.Cu.R.A. –

Associação Cultural e Recreativa de Avidos

Evento: 3 Horas Resistência BTT – A.Cu.R.A.

Localização:  Avidos, Vila Nova de Famalicão

Data: 14 de Abril de 2018

Perfil de Prova: Circuito Fechado

 

Responsáveis:

 

Carlos Sampaio (Director):  934169471                         *          e-mail: carlos.sampaioslb@gmail.com

Carlos Costa (Subdirector):  966435841                        *          e-mail: depbttacura@gmail.com

 

 

 

Artigo 1.º – Organização

 

  1. A organização das 3Horas Resistência BTT da Associação Cultural e Recreativa de Avidos é formada pelos membros do Departamento BTT desta Associação.

 

 

 

Artigo 2.º – Percurso

 

  1. As 3 Horas de Resistência BTT A.Cu.R.A. desenrolar-se-ão num circuito fechado com cerca de 6 kms por volta, de dificuldade média, nas imediações da Associação, sendo o percurso vedado a outros veículos e peões.
  2. O percurso estará todo ele assinalado com fitas e placas sinaléticas.
  3. Apenas membros da organização devidamente identificados poderão indicar alterações ao percurso.

 

 

 

Artigo 3.º – Participantes

 

  1. Para participar na prova não é necessária licença desportiva da Federação Portuguesa de Ciclismo.
  2. A participação de atletas menores de idade será condicionada ao preenchimento de um termo de responsabilidade, a fornecer pela organização assinado pelos pais/tutor legal a autorizar a sua participação.

 

 

  1. Os concorrentes podem-se inscrever da seguinte forma:

 

Categoria – SOLOS                                                   Categoria – DUPLAS

 

Júnior Masculino (até 18 anos)                                     Masculinas

Elite Masculino I Sub 23 (até aos 29 anos)                    Femininas

Masters 30 Masculino (até aos 39 anos)                         Mistas

Masters 40 Masculino (até aos 49 anos)

Masters 50 Masculino (50 anos ou mais)

Feminino (Categoria única)

 

 

(MENORES DE IDADE ANOS PODEM-SE INSCREVER DESDE QUE DEVIDAMENTE AUTORIZADOS PELOS PAIS, PREENCHENDO PARA ISSO O TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA MENORES)

 

  1. Haverá classificação separadamente para cada categoria.

 

 

 

Artigo 4.º – Inscrições

 

  1. Todos os atletas que desejem participar nas 3 Horas Resistência, deverão fazer a inscrição através de chrono.pt. No caso dos menores de idade terão de enviar previamente a respectiva declaração de autorização de participação na prova para o email: depbttacura@gmail.com
  2. O valor da inscrição é 10€ (dez euros).
  3. O valor da inscrição referida no ponto 1 inclui o direito à participação na prova, seguro, abastecimento liquido, troféu aos primeiros 3 classificados de cada escalão e categoria, prémio para a equipa que trouxer o maior número de participantes, bem como reforço alimentar final e bebidas (vinho, sumo), duche no final da prova, lavagem de bicicletas, assistência mecânica, sorteio de leitão assado e de outros brindes pelos dorsais participantes.
  4. As inscrições são consideradas válidas após comprovado o pagamento, até ao dia 11 de Abril de 2018.

 

 

 

 

Artigo 5.º – Jurisdição

 

  1. Todos os concorrentes à prova 3Horas Resistência BTT da Associação Cultural e Recreativa de Avidos, ao validarem a sua ficha de inscrição devidamente preenchida aceitam, sem restrições, o presente regulamento.
  2. Todos os anexos e aditamentos ao regulamento, que a organização entender publicar, terão a mesma validade do presente regulamento.

 

 

  1. À Organização do evento não poderá ser imputada qualquer responsabilidade no que respeita a acidentes e suas consequências, quer tenham sido causadas pelos concorrentes, quer hajam sido estes as vítimas, quer provenham ou não do veículo participante. Do mesmo modo, não lhe será imputada qualquer responsabilidade, quanto às consequências de infracção às leis regulamentares e códigos em vigor, a qual deverá ser suportada pelos infractores.
  2. A organização reserva-se o direito de aplicar sanções, que poderão ir até à desclassificação da prova, a qualquer concorrente que não respeite o regulamento ou que prejudique o bom nome, imagem e prestígio da prova, ou promotor. Nenhuma responsabilidade poderá ser imputada aos organizadores por eventuais prejuízos de que uma decisão deste tipo possa advir.

 

 

 

Artigo 6.º – Identificação

 

  1. Ao inscreverem-se na prova 3Horas Resistência BTT da Associação Cultural e Recreativa de Avidos, é atribuído aos concorrentes um número de frontal.
  2. Os concorrentes obrigam-se a afixar na sua bicicleta o frontal, que deverá estar sempre visível, enquanto estiverem em prova.
  3. Os concorrentes que não tiverem visível o frontal serão desclassificados
  4. Existirá um parque fechado antes do início da prova, denominado controlo zero, todos os participantes são obrigados a entrar no parque fechado, para controlo da bicicleta. Ao entrar para este parque a bicicleta já não poderá sair até a hora de partida.

 

 

 

Artigo 7.º – Publicidade e Imagem

 

  1. Os concorrentes são livres de captar imagens fotográficas e de vídeo do evento.

 

 

 

 

Artigo 8.º – Programa

 

 

Dia 13 de Abril (sexta-feira)

 

20:30h – Abertura do secretariado na sede da Associação Cultural e Recreativa de Avidos

23:00h – Fecho do secretariado

 

 

 

 

 

Dia 14 de Abril (sábado)

 

9:00h – Abertura do secretariado, no Padock.

12:00h – Fecho do secretariado

13:00h – Abertura do circuito da prova. O circuito será aberto para reconhecimento

14:00h – Fecho do circuito

14:00h – Controlo zero

14:45h – Fecho do controlo zero

15:00h – Inicio da prova

18:00 horas – Fim da prova

19:00h – Entrega de prémios e respetivo lanche

 

 

 

Artigo 9.º – Controlo de tempos e de prova

 

  1. A prova terá uma linha de meta, onde estará colocado o sistema de controlo para a tomada de tempos de cada volta, de cada concorrente.
  2. O tempo por volta será o tempo tomado na passagem pela meta.
  3. O tempo de início de uma volta será o tempo de passagem na linha de meta do atleta.
  4. Os tempos perdidos no controlo, abastecimentos ou assistência, fazem parte do tempo por volta, não podendo nenhum atleta pedir a sua neutralização.

 

 

 

Artigo 10.º – Classificação

 

  1. A prova terá uma duração de 3 horas, inicia-se às 15:00 horas e termina às 18:00 horas. Os atletas que se encontrem em pista após as 18:00 horas deverão terminar na próxima passagem pela meta.
  2. A classificação de cada atleta será determinada pelo número de voltas completas e pela ordem sequencial de chegada, dentro do tempo limite.
  3. Os vencedores das 3 Horas Resistência BTT da Associação Cultural e Recreativa de Avidos, são os atletas que realizarem mais voltas, no menor tempo.
  4. O Director de Prova poderá terminar a prova, devido a razões de segurança que impeçam a sua continuação nas condições de segurança mínimas para os participantes.
  5. Os atletas montados nas bicicletas terão prioridade sobre os que levem a bicicleta à mão. Os atletas que se desloquem á mão deverão deslocar-se o mais à direita possível, deixando livre a via circulável, nos caminhos estreitos deverão dar passagem aos atletas montados nas suas bicicletas.
  6. Os atletas que se preparem para ultrapassar outro atleta, deverão indicar o lado que pretendem ultrapassar através de meios orais. O atleta que ultrapassa deverá ter os cuidados para não provocar acidentes. Nas dobragens a um atleta dobrado este será obrigado a ceder a passagem ao atleta que o vai dobrar abrindo para que o mesmo passe, os atletas faltosos serão penalizados com a desclassificação
  7. Na disputa por posições, ou sprints os atletas não deverão impedir/obstruir a passagem de outro atleta. Em situações de conflito ou falta de desportivismo detectados pela organização, ambos os atletas em causa serão penalizados com a desclassificação.
  8. A utilização de atalhos ou a saída do circuito e entrada em pontos diferentes originam a desclassificação do atleta.
  9. A utilização de linguagem abusiva ou obscena e falta de desportivismo, originará a anulação de uma volta, como penalização.

 

 

 

 

Artigo 11.º – Comportamento em prova

 

  1. Os atletas não poderão receber assistência técnica externa durante a prova, a mesma será permitida no local destinado para o efeito a ser informado pela organização. Não será permitido a troca de bicicleta.
  2. O atleta que abandone lixo no percurso será penalizado com a anulação de uma volta.

 

 

 

Artigo 12.º – Equipamento

 

  1. É obrigatório o uso de capacete, correctamente colocado na cabeça, durante todo o percurso. A não utilização ou incorrecta utilização do capacete obriga a paragem do atleta até rectificação da não conformidade.
  2. Cada atleta é responsável pela escolha e utilização do vestuário e equipamento adequado às condições meteoro lógicas previstas para o local.

 

 

 

Artigo 13.º – Assistência Técnica

 

  1. No local existirá um posto de assistência técnica para quem necessitar, embora todos os atletas possam trazer a própria assistência, devendo para isso avisar atempadamente a organização para reservar o espaço. Os atletas que recebam assistência deverão dirigir-se á berma do percurso e não obstruir a passagem.

 

 

Artigo 14.º – Abastecimento

 

  1. Existirá abastecimento líquido em local assinalado. Os atletas poderão levar 
alimentos sólidos e líquidos, que julguem adequados para a prova.

 

 

 

Artigo 15.º – Prémios

 

  1. Os prémios serão entregues na cerimónia para o efeito, aos três primeiros classificados de cada escalão/categoria.
  2. A falta de presença do atleta implica perda do prémio.
  3. A ordem de chamada dos atletas será do terceiro até ao primeiro classificado. Iniciará pela classificação Feminina seguindo para os escalões Masculino e terminará nas categorias de duplas.

 

 

Artigo 16.º – Interpretação e validade do regulamento

 

  1. O presente regulamento poderá sofrer alterações (melhoramentos e esclarecimentos), que a organização considere oportuna, evitando ambiguidades.
  2. Qualquer alteração será publicada na pagina do evento, no facebook, e no site das inscrições, indicando a alteração e a respectiva data.

 

 

Artigo 17.º – Recursos

 

  1. Só serão aceites recursos escritos, entregues no secretariado oficial, durante o decorrer da prova ou até 30 minutos após a conclusão da prova do interessado.
  2. Recursos sobre as classificações serão apresentados até 30 minutos após a sua divulgação.
  3. Os recursos devem conter informação precisa que suporte o mesmo, incluindo a descrição do incidente, testemunhas, nomes, contactos e assinatura do responsável pela apresentação do recurso;
  4. A Comissão Organizadora dará o seu parecer sobre o recurso

 

 

 

Artigo 18.º – Cancelamento de prova

 

  1. O evento e prova desportiva poderão ser cancelados em virtude de força maior, designadamente por razões atmosféricas que impeçam a sua realização ou por razões de segurança.
  2. A organização poderá cancelar a prova a qualquer momento, caso se verifique algum impedimento técnico ou infra-estrutural aos quais seja alheia.
  3. Em caso de cancelamento o valor das inscrições será devolvido em singelo num período máximo de 30 dias após a data prevista para a realização da prova. Em circunstância alguma os participantes inscritos poderão reclamar qualquer indemnização de qualquer natureza.

 

Avidos, 2 de Fevereiro de 2018

Rua do Poço, n.º 82 . 4770-787 Avidos – V.N. Famalicão – 934 169 471